Introdução Power BI Embedded

Tire suas dúvidas sobre Power BI Embedded.

Hoje vou falar de Power BI Embedded no qual no início me gerou muitas dúvidas e senti uma certa dificuldade para encontrar todas as informações em um único local, então antes de começar a falar desse assunto precisamos entender algumas definições importantes no qual vou apresentar de forma resumida.

O Power BI consiste em vários elementos que trabalham juntos, no qual temos 2 elementos básicos iniciais.

Power BI Desktop

É um aplicativo que você baixa e instala gratuitamente no computador local, sendo uma ferramenta completa de análise de dados e criação de relatórios usada para conectar, transformar, visualizar e analisar seus dados, em resumo é a ferramenta que vamos usar para produzir nossos dashboards.

Power BI Serviço

Também conhecido como Power BI Online, é um serviço baseado em nuvem ou SaaS, no qual é possível realizar algumas funcionalidades reduzida do Power BI Desktop, mais para o nosso contexto a principal funcionalidade dele seria a publicação de relatórios, dashboards e o uso desses relatórios e dashboards por um cliente final, seu acesso é através do seguinte link.

Workspaces

Workspaces são como se fossem pastas no Power BI online que server para armazenas os conjuntos de dados, relatórios e painéis.

Capacidade

Imagina uma capacidade como uma máquina virtual de uso exclusivo seu, para processamento dos seus conjuntos de dados, relatório e painéis de forma exclusiva, no qual a gente define na configuração do workspace a qual capacidade pertence, por padrão as workspaces são publicadas em capacidades de uso compartilhado sem gerar custo adicional, essas capacidades são comercializadas através de SKUs e cada SKU fornece diferentes camadas de recursos de memória e capacidade de computação.

Usuários Power BI

A finalidade não é descrever as funcionalidades e diferenças entre cada licença e sim descrever que existem três tipos de licenças: FREE, PRO e Premium por usuário. Um usuário com uma licença FREE pode usar o serviço do Power BI para se conectar a dados e criar relatórios e dashboards no Meu Workspace. Eles não podem criar novas workspaces, compartilhar conteúdo com outras pessoas nem publicar conteúdo em outros workspaces. Um usuário com licença PRO pode criar novos workspaces, compartilhar conteúdo com outros usuários PRO, consumir conteúdo compartilhado por outros usuários PRO. Um usuário com licença Premium por usuário inclui todas as funcionalidades de licença do Power BI PRO e adiciona recursos como relatórios paginados e IA, conseguem compartilhar conteúdo com outros usuários Premium por usuário. Podemos verificar as principais diferenças de preço e funcionalidades de cada usuário no seguinte link.

Compartilhamento de dashboards e relatórios

Digamos que seu relatório esteja pronto no Power BI Desktop e você deseje que outras pessoas tenham acesso a ele. Uma maneira de fazer isso é compartilhá-lo no serviço do Power BI online, você precisa de uma licença do Power BI PRO para compartilhar seu conteúdo. As pessoas com quem você o compartilha também precisam de uma licença PRO para consumir o conteúdo.
Uma outra forma de compartilhar seria através de uma funcionalidade chamada publicar na WEB no qual gera um link público que qualquer pessoa com posse desse link consegue visualizar o conteúdo mesmo sem possuir conta do Power BI.

Powerbi Embedded

E por fim chegamos no assunto principal, até agora virmos que para acessar o conteúdo de um relatório ou dashboard se dar através do Serviço do Power BI online, ou de forma insegura através de publicação na WEB, uma terceira forma de integração é através do Power BI Embedded que permite inserir seus relatórios e dashboards em uma aplicação de desenvolvimento próprio, sem a necessidade do usuário final possuir uma conta de Power BI. Para implementação do embedded é necessária uma conta do tipo PRO ou Premium por usuário para publicação dos conteúdo no Power BI Serviço, e sua integração é feito de forma segura através da geração de tokens. Esses tokens não podem ser gerados por contas FREE, é necessário uma licença PRO ou Premium por usuário, no qual são disponibilizados uma quantidade limitada de tokens para teste de desenvolvimento, a Microsoft não é clara sobre a quantidade especifica de tokens liberados por conta, mas é possível acompanhar o percentual de uso, e ao chegar a 100% é necessário adquirir uma capacidade.

Power BI Premium

Para que possamos gerar uma quantidade ilimitada de tokens, chegamos a um novo tipo de licenciamento que se aplica a compra de um tipo de capacidade, no qual são comercializadas por SKUs que são divididas em 2 modalidade, que veremos as principais características abaixo:

SKU A

  • Conhecida como Power BI embedded
  • Adquirido como um serviço de consumo do Azure
  • A cobrança é por hora, com base nos minutos em que a capacidade está sendo executada e não há compromisso.
  • O serviço pode ser pausado enquanto não estiver em uso
  • A capacidade pode ser ampliada e reduzida conforme necessário, com base na demanda, a fim de otimizar custos.
  • Licença do Power BI PRO necessária para editor de conteúdo
  • Não são necessárias licenças adicionais para consumidores de conteúdo
  • Conteúdo compartilhado por aplicação própria e não através do Power BI serviço

SKU EM e P

  • Conhecida como Power BI Premium.
  • Licença do Power BI Pro necessária para editor de conteúdo.
  • Pagamento mensal ou anual
  • É possível incorporar (embedar) em uma aplicação interna, Microsoft Teams ou SharePoint.
  • Somente a licença do tipo P permite compartilhamento de conteúdo com usuários do tipo FREE no Power BI Online.
  • A principal diferença entre o P e o EM é que no P os usuários de visualização conseguem ver o que foi compartilhado no Portal do Power BI.

E para finalizar uma tabela com estimativa de preços e recursos de cada capacidade.

Estimativa de preço powerbi embedded

Comentários